Anilina: O que é? Estraga o cabelo? Onde comprar + ideias de como usar

Os cabelos femininos estão sempre sofrendo transformações para seguir as principais tendências da moda. Uma das principais mudanças que ocorre com os cabelos é a mudança de cor, que quase sempre é feita com tinta profissional. Porém hoje é possível encontrar outras formas de pintar os cabelos, como usar a anilina.

A anilina é um corante natural que pode ser encontrado em quatro tipos, são eles: anilina para velas, anilina para culinária, anilina para roupas e anilina para madeira que hoje é muito utilizada para colorir cabelos.

Anilina para velas

As velas são objetos indispensáveis na decoração das mais diversas festas e para dar cor a esses itens, uma ótima opção é a anilina para velas. A anilina é usada para dar as mais diferentes cores para as velas de todos os tipos. A anilina faz com que as velas fiquem na cor desejada precisando apenas misturá-la à parafina.
Anilina para velas
Para uma melhor qualidade das velas coloridas é indicado adquirir anilina importada. A anilina é um produto capaz de dar as mais incríveis cores às velas.

Anilina para culinária

A anilina comestível é um corante alimentício de alta concentração e muito bom rendimento. Ela é usada para colorir doces, bolos, cremes, pasta americana, chantilly, chocolates, cupcakes e muito mais.
Anilina para culinária
No mercado é possível encontrar três tipos de anilina para culinária, são eles: em pó que é o mais indicado para colorir misturas sem alterar sua consistência, como caldas e sorvetes; Líquidas que dão às comidas uma nova cor ou destacam as cores que os alimentos já têm, melhorando seu aspecto e a com textura em gel, que permite uma coloração rápida e fácil, rende muito mais do que os corantes comuns.

Anilina para roupas

A anilina desse tipo também pode ser encontrada com diferentes cores. Ela pode tingir as mais diversas peças de roupas, precisando apenas diluí-la em água ou álcool, vai depender da marca da anilina.

Anilina para madeira

Esse produto é muito usado para colorir madeira de todos os tipos. Entretanto, a anilina para madeira também é muito usada para tingir cabelos. A única anilina que pode ser usada para pintar o cabelo é a anilina para madeira em pó. Jamais pinte as madeixas com a anilina comestível, pois, ela mofa o cabelo.

Anilina estraga o cabelo?

A anilina para tingir madeira está sendo muito usada por mulheres de todas as idades que querem apostar em uma cor nova em suas madeixas. Quem usa esse produto para tingir os fios afirma que os cabelos ficam mais sedosos e brilhantes.

A duração da anilina nos cabelos varia de acordo com a pessoa, do estado do seu cabelo, lavagens, exposição ao sol e produtos usados. No mínimo que pode durar um tingimento dos cabelos é 15 dias.

A anilina não é uma tinta, porque não possui amônia e nenhum produto químico, mas assim como as tintas, ela vai desbotando e precisa ser retocada.

Muita gente se pergunta se a anilina estraga o cabelo. A resposta é não, o que estraga o cabelo é a descoloração que é necessária para poder aplicar a anilina. Mesmo quem tem cabelo loiro não pode tingi-lo com anilina antes de descolorir.

Como já foi dito a anilina não contém amônia que age para clarear os fios para receber o pigmento, por isso, é essencial a descoloração. Para quem pensa em colorir os cabelos com esse produto precisa saber que cores quentes como rosa e vermelho demoram mais para sair do que cores frias como azul e verde.

Outro fator importante, é que a anilina pode manchar muito a roupa, por isso, antes de aplicá-la no cabelo, ponha uma roupa velha ou uma capa igual às usadas nos salões de beleza.

Onde comprar anilina?

A anilina de madeira é um pigmento em pó super concentrado de cor, ele é solúvel em água, vinagre ou álcool e é usado para tingir diversos materiais como couros, materiais de artesanato e madeira.
Onde comprar anilina
A anilina é muito usada para pintar os cabelos com cores diferentes como: vermelho, roxo, rosa, amarelo, azul e verde. A anilina é muito barata e uma das suas vantagens é que as opções de cores são infinitas, pois, é possível misturar as cores até encontrar a tonalidade necessária.

A anilina para madeira usada para tingir os cabelos pode ser encontrada em lojas de materiais para artesanato, lojas de materiais de construção e em papelarias. Os preços vão a partir de R$ 2,50 cada vidrinho.

Para pintar os cabelos com anilina para madeira, basta seguir o passo a passo:

Para não manchar as roupas, rosto, pescoço e orelhas, use roupas velhas e protetores de orelhas. Outra dica é usar luvas para não manchar as mãos. Passe hidratante no rosto, nas partes onde poderá haver contato com a anilina. Caso aconteça de manchar a pele, remova com acetona.

Dilua a anilina em um pouco de álcool em um pote de plástico. Depois que diluir o produto misture com um pouco de creme branco para cabelo.

Quando a mistura ficar homogênea, vá aplicando no cabelo da raiz até as pontas ou somente na parte do cabelo que quer colorir. Vá aplicando mecha por mecha.

Prenda o cabelo e ponha uma touca de banho, deixe agir nos cabelos por 30 a 40 minutos, depois enxágue e lave os cabelos com xampu para que seja retirado todo o excesso. Utilize sempre uma toalha velha para secar o cabelo, pois, ela vai ficar manchada com a anilina.

Confira alguns vídeos com um Passo a passo simples para usar a Anilina nos cabelos.

Cabelos pintados com anilina: Fotos + ideias

Na internet é possível encontrar centenas de fotos que mostram mulheres com os cabelos pintados com anilina. Essas fotos trazem cabelos perfeitamente pintados, mas na realidade, a perfeição precisa de muita prática. Explore algumas abaixo:
Anilina amarela nos cabelos

como usar anilina nos cabelos

anilina nos cabelos

anilina

anilina

anilina lilás nos cabelos

anilina nos cabelos

anilina rosa nos cabelos

anilina roxa nos cabelos

anilina laranja nos cabelos

anilina

pintar cabelo com anilina

o que é anilina
Para as mulheres que querem pintar seus cabelos com anilina e buscam ideias para inovar no visual, aqui vão algumas ideias super interessantes.

Pintar as mechas laterais

As mulheres que querem inovar, mas têm medo de mudar a cor do cabelo radicalmente, a ideia é pintar as mechas laterais com uma cor mais discreta como lilás e rosa claro.

Pintar o cabelo totalmente

Para as mulheres mais radicais o indicado é escolher a anilina da cor que mais gostar e pintar os cabelos totalmente. Antes da mudança é bom avisar para as pessoas mais próximas, para que elas não sejam pegas de surpresa.

Da raiz até a metade dos cabelos

Quem tem atitude pode usar a anilina para pintar os cabelos a partir da raiz até a metade dos fios. Esse visual é indicado para quem não tem medo de inovar.

Pontas

Usar a anilina apenas para tingir as pontas dos cabelos, deixará o visual mais sutil e moderno. As mulheres tanto podem escolher pintar apenas as pontas ou da metade dos cabelos até as pontas.

As cores mais buscadas pelas mulheres que tingem os cabelos com anilina são: vermelho, rosa, lilás, verde e azul. As tonalidades podem variar, pois, as mulheres podem misturar duas ou mais cores até conseguir a tonalidade que deseja.

Portanto, se está pensando em pintar os cabelos pela primeira vez, evite usar tintura comum e invista na anilina para madeira que é um produto natural que não faz mal ao cabelo. Contudo, pintar o cabelo com anilina pode fazer mal às madeixas, porque, antes de tingir os fios é preciso descolorir os cabelos, o que deixa os fios fracos e quebradiços.

Anilina: O que é? Estraga o cabelo? Onde comprar + ideias de como usar
5 (100%) 1 vote