Chá de Amora: Para que serve? Benefícios + Receitas fáceis

Tomar chá é parte fundamental dos costumes e da cultura humana a milhares de anos, desde os chineses, e depois os europeus e indianos, tomavam chá como meio de se aquecer, como alimento, como parte da cultura e para o bem da saúde, pois a sabedoria tradicional já entendia que os chás podem ser excelentes para a saúde em geral, e com o passar dos séculos foi compreendendo que cada chá tinha as suas especificidades, sendo recomendável para algumas pessoas, e não recomendável para outras, em certas situações, e dependendo do chá, é claro.

É possível fazer chá de cascas de frutos, e de folhas das mais variadas plantas, e através do teste os antigos foram descobrindo os benefícios de cada chá.

Chá de Amora

O Chá de Amora possui muitos benefícios para a nossa saúde, além disso, é muito fácil de preparar. (Foto: Divulgação).


Com a evolução da ciência e da medicina, foram criadas técnicas para descobrir os princípios ativos das plantas, e os efeitos dos seus respectivos chás.

Confira também: Conheça os benefícios da Beterraba + 5 Receitas de Sucos!

Microscópios, testes laboratoriais de reatividade, entre outros permitiram e permitem até hoje se conhecer cada vez mais as plantas e os chás feitos a partir delas.

Amora: Características gerais

A amora, ou amora-silvestre (Rubus fruticosus L.), é um tipo de fruto poliaquênio, advindo de arbustos, chamados de amoreira-silvestre do gênero Rubus, popularmente designados como silvas, da família das rosáceas.

Essas plantas são grandes, podendo chegar a 3 metros de altura. As silvas são compostas por caules curvos e bem longos, além de acúleos curtos. As frutas são usadas para fazer vinhos, sobremesas, compotas, doces, bombos, e até remédios.

As amoras têm folhas com diversos componentes químicos muito benéficos para a saúde e o chás de amora, ou chá de folhas de amora é excelente para a saúde e cada vez mais pessoas vem tomando regularmente esse chá com resultados incríveis.

Aqui traremos informações bastante completas sobre o chá de amora, como fazer o chá de amora, quais os seus benefícios, entre outras informações para caso você já consuma esse chá, possa compreender melhor suas características, e caso não, possa de agora em diante passar a considerar esse chá como um dos com mais propriedades medicinais, delicioso e muito bom para a sua saúde e para a saúde da sua família.

Chá de Amora: Para que serve?

O chá de amora serve para melhorar a saúde geral de quem o toma, sendo um chá que tem as vantagens de todos os outros, por ser uma bebida termogênica, faz com que queimemos calorias mais rapidamente.
Chá de Amora Para que serve
Além disso, o chá dessa fruta ajuda no bom funcionamento do intestino, combate o diabetes, e serve para muitas outras coisas.

Quais os benefícios do chá de folha de amora?

O chá de amora traz uma quantidade muito grande de benefícios incríveis para a nossa saúde, e muitos deles ainda carecem de maiores investigações cientificas para assegurar a veracidade desses benefícios.
benefícios do chá de folha de amora
Aqui vamos falar apenas dos benefícios já comprovados cientificamente por estudos em universidades conceituadas ao redor do mundo, para não te dar nenhuma informação equivocada, e que te leve a consumir o chá de amora por razões que não sejam as mais corretas. Agora veja quais são esses benefícios comprovados.

Combate às hemorroidas

As hemorroidas são veias que ficam inchadas, além de inflamadas e estão localizadas no reto ou no ânus. Essas veias inflamadas podem estar por dentro do reto, ou sair pelo ânus. O chá de amora reduz as hemorroidas, e pode em casos leves, até trazer a cura em relação as mesmas, pois os antioxidantes presentes na folha da amora, reduzem todo o tipo de processo inflamatório.

O chá de amora melhora a saúde da pele

Ainda devido aos antioxidantes presentes na amora, o chá advindo dela, além da vitamina E, outra vitamina presente na amora, é a vitamina C, o chá de amora tem a capacidade de melhorar substancialmente a saúde da nossa pele.

Isso ocorre porque o chá da fruta reduz rugas e ajuda o nosso organismo a sintetizar o colágeno, uma espécie de cola natural da nossa pele, que mantém a nossa pele mais elástica, com maior poder de recuperação, além de mais viçosa e brilhante.

Por fim o colágeno traz firmeza para a pele e combate a flacidez e as manchas de pele.

Reduz a diarreia

A agência regulatória responsável por delimitar quais ervas são seguras para o consumo na Alemanha considera o chá de amora aprovado para o combate a diarreia aguda e sem avisos, um problema muito grave, que pode causar até o óbito.

A amora é rica em taninos, que são substâncias que controlam o trabalho intestinal e reduzem as diarreias muito intensas.

Trata dores menstruais

O chá de amora é um grande auxiliar para a saúde da mulher, pois o chá dessa fruta tem poderosas propriedades analgésicas que reduzem as dores das cólicas menstruais, grandes responsáveis pela TPM e problemas intestinais que as mulheres sofrem nesse período.

Melhora o sono

O chá de amora pode ser muito útil para quem tem muitas dificuldades para dormir.

As substâncias contidas tanto na amora como na folha de amora têm propriedades calmantes que são muito importantes para a redução do nervosismo que prejudica as pessoas na hora de desacelerar e dormir.

O chá de amora fortalece os ossos

O chá de amora é rico em dois minerais fundamentais para os nossos ossos, o cálcio e o magnésio.

As folhas da amora na forma de chá permitem, portanto, que os nossos ossos fiquem mais fortes e quando tomamos chá de amora regularmente ao longo da vida, chegamos a terceira idade com ossos mais fortes e mais protegidos contra a osteoporose, as fraturas, e outros problemas dos ossos e até mesmo das nossas cartilagens.
Como fazer chá de amora

Como fazer chá de amora: Receitas fáceis

O chá de amora não é muito difícil de fazer, mas para que o seu chá de amora fique delicioso e faça o melhor efeito para a sua saúde, vamos te trazer duas receitas, uma simples de chá de amora, e outra de chá de amora com hibisco, que tem uma potencialização nos efeitos, pois soma os efeitos medicinais do hibisco e das folhas de amora.

Chá de folhas de amora

  • Ingredientes:
  • 6 folhas de amora frescas;
  • 3 colheres (sopa) de mel;
  • 3 xícaras de água.

Modo de preparo: O preparo desse chá de folhas de amora é bem simples. O primeiro passo é pegar uma chaleira comum e colocar nela uma quantidade de água que não encha, para não derramar na hora de ferver. Depois ferva a água junto com as folhas de amora.

Tire as folhas da chaleira e adicione o mel para dar um melhor sabor. Agora você já pode beber gelado, quente, com gelo, uma pitada de limão, o que você desejar.

Chá de amora com hibisco

  • Ingredientes:
  • 1 litro de água;
  • 5 a 10 rodelas de gengibre bem finas;
  • 5 folhas de amoreira bem secas;
  • 2 colheres de hibisco.

Modo de preparo: Coloque as rodelas de gengibre bem finas, todas de molho na água reservada por meia hora. Ponha a mistura em uma caçarola e ferva bem.

Quando a mistura estiver fervendo adicione 2 colheres de sopa de hibisco e todas as folhas de amora secas. Continue fervendo por mais 10 minutos, ou menos, caso comece a ferver antes disso. Apague o fogo e espere esfriar.

Coe tudo para poder beber o chá livre de impurezas. Tome o chá depois das refeições, caso você sinta que comeu demais, visto que além de todos os benefícios já explicados, esse chá de amora acrescido de hibisco faz perder peso e faz bem para o intestino.

Vídeos: Como fazer Chá de Amora + benefícios

Chá de Amora: Para que serve? Benefícios + Receitas fáceis
Qual sua nota pra gente?