Abacaxi: Benefícios, Informações nutricionais, Receitas

As frutas são componentes fundamentais da nossa alimentação, já que são os alimentos mais completos encontrados na natureza, devido a possuírem praticamente todos os nutrientes essenciais à vida, fornecidos pelas plantas as frutas para a proteção e alimentação das suas sementes. Isso confere as frutas, dependendo da planta de onde surgem, uma absurda variedade em suas características e potencialidades no que concerne a nossa saúde.

Afortunadamente o Brasil é muito rico em quantidade e variedade vegetal, sendo o país com maior riqueza vegetal do mundo. Isso se traduz obviamente nos frutos dessas plantas todas.

Aqui, além de termos a disposição frutas importadas de diversas partes do mundo, algumas trazidas apenas para consumo, outras recentemente plantadas aqui, e ainda muitas que foram trazidas para cá pelos mais diversos colonos, temos também maravilhosas frutas nativas que fazem sucesso não apenas entre nós, como também no mundo todo.

Confira também: Benefícios da Beterraba + Receitas de Sucos saudáveis!

Uma fruta maravilhosa e que é marca registrada do Brasil e da América do Sul é o abacaxi, fruta bonita e deliciosa, e que possui muitas aplicações no que diz respeito a nossa saúde e bem estar.

O abacaxi é muito consumido, mas poucas pessoas conhecem realmente o seu incrível e quase ilimitado potencial. Saber a esse respeito é fundamental para poder saber as melhores situações de utilização da fruta, assim como ter uma melhor compreensão de quem e quando deve consumir essa incrível fruta.

É por isso que preparamos esse artigo, para que você saiba tudo o que precisa sobre o abacaxi, assim como saber como fazer um bom suco dessa fruta, e desfrutar de todos os seus benefícios da melhor forma.

Benefícios do Abacaxi

O abacaxi é uma fruta altamente rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e outros componentes nutricionais fundamentais para uma boa saúde, e também para melhorar problemas específicos de saúde.

Benefícios do Abacaxi

O Abacaxi possui diversos benefícios para a nossa saúde. (Foto: Divulgação).

Aqui você vai ver apenas os benefícios principais e mais comprovados pela ciência e pela medicina, onde essa fruta é muito utilizada para solucionar um sem número de problemas de saúde.

O abacaxi ajuda a ganhar massa muscular

Para fazer os músculos crescerem, se desenvolverem e se manterem um nutriente é fundamental, a proteína, que atua diretamente na construção e recuperação muscular.
O abacaxi ajuda a ganhar massa muscular
É por isso que as dietas das pessoas que estão buscando ganho de massa muscular precisam ser ricas em proteínas diversas. É aí que entra o abacaxi, que é muito rico em uma substância chamada bromelina.

A bromelina é uma enzima que atua diretamente na ingestão de proteínas pelo nosso organismo. Essa enzima é muito importante, pois nós temos certa dificuldade de digerir proteínas, que são moléculas muito grandes e difíceis de quebrar.

Isso tudo torna a fruta vital para quem consome proteínas com o objetivo de ganhar massa muscular. O abacaxi também é útil no pós-treino, por ser rico em carboidratos e ajudar na recuperação depois da atividade física.

O abacaxi fortalece os nossos ossos

O abacaxi contém um mineral chamado manganês em enormes quantidades. Uma única porção diária da fruta para uma pessoa representa 70% de que precisamos de manganês em um dia. Como o manganês é cofator de diversas enzimas importantes, ele ajuda na manutenção e fabricação de tecidos tanto conjuntivos como ósseos.
O abacaxi fortalece os nossos ossos
Graças a isso o abacaxi consegue atuar na prevenção da osteoporose em mulheres na menopausa. As crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento também precisam de manganês para ter um melhor desenvolvimento físico, fazendo do abacaxi essencial para todos esses grupos.

O abacaxi ajuda na perda de peso

Se você experimentar comer uma fatia fina de abacaxi logo após as refeições, no seu lanche da manhã ou até mesmo no seu lanche da tarde, isso pode ser muito benéfico na sua perda de peso.
O abacaxi ajuda na perda de peso
O abacaxi tem essa capacidade por ser muito rico em água, pois na verdade 87% do seu peso é em água, sendo assim uma das frutas mais ricas em água em toda natureza, apesar de talvez não parecer visualmente.

Outras qualidades do abacaxi que o tornam excelente para a perda de peso são as suas fibras, que trazem saciedade e ajudam o intestino e o metabolismo a funcionar melhor, assim como o seu baixíssimo índice calórico. Só não esqueça que como tudo a fruta deve ser consumida com moderação, já que tem algum carboidrato.

Melhora o cabelo e a pele

A vitamina C é indubitavelmente uma das principais, senão a principal entre as vitaminas, e essa vitamina tão completa está contida no abacaxi. A vitamina C estimula fortemente a produção de colágeno pelo organismo.
abacaxi Melhora o cabelo e a pele
O colágeno é uma substância que dá firmeza, brilho, hidratação, resistência e vida a nossa pele. O abacaxi permite através desse colágeno que quem consome regularmente a fruta esteja livre do envelhecimento precoce, menos suscetível a rugas e sinais de expressão.

O abacaxi combate ainda os radicais livres, que destroem a pele e os cabelos ao longo do tempo. A Fruta é tão boa para a pele e para o cabelo que ele pode até ser usado na forma de suco diretamente na pele, e se você deixá-lo agir por 10 minutos, os efeitos serão incríveis.

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico é uma das coisas mais importantes para a nossa saúde, pois ele é o nosso sistema que identifica as doenças, fabrica os anticorpos, e aplica esses anticorpos no combate a essas doenças, além de estar preparado sempre que a mesma doença ocorrer, apenas copiando o trabalho já feito.
abacaxi Fortalece o sistema imunológico
É por isso, por exemplo, que mesmo o vírus da gripe sempre sofrendo mutações, logo nos curamos, porque o nosso sistema imunológico está de certa forma já preparado para ela.

O fortalecimento do sistema imunológico por parte do abacaxi ocorre devido a incrível vitamina C, uma das vitaminas mais utilizadas por nosso sistema imunológico para produzir os anticorpos.

Informações nutricionais do Abacaxi

informações nutricionais do abacaxi
Agora vamos te mostrar uma lista trazendo a informação nutricional para 100 g de abacaxi fresco.

  • Quantidade: 100 g
  • Energia: 48 kcal
  • Carboidratos: 12,3 g
  • Gorduras: 0,1 g
  • Vitamina C: 34,6 mg
  • Fibras: 1 g
  • Cálcio: 22 mg
  • Potássio: 131 mg
  • Proteínas: 0,9 g
  • Vitamina B1: 0,17 mg.

Receitas de sucos com Abacaxi

Receitas de sucos com Abacaxi
Por fim vamos te trazer algumas receitas simples de suco de abacaxi para que você se refresque enquanto desfruta de todos os benefícios dessa supercompleta fruta.

Suco de abacaxi simples

  • Ingredientes:
  • 3 fatias de abacaxi;
  • 2 colheres (chá) de folhas de hortelã;
  • 2 xícaras (chá) de água fria ou gelada.

Modo de preparo: Pegue um liquidificador, e coloque todos os ingredientes juntos, batendo apenas um pouco para que não se percam os nutrientes do abacaxi. Coe e coloque gelo, se preferir, mas beba logo o suco, pois depois de alguns minutos, diversos nutrientes são perdidos. Então a melhor opção é fazer o suco na hora e que estiver com vontade de bebê-lo.

Suco de abacaxi com limão

  • Ingredientes:
  • 2 xícaras de chá de suco de abacaxi;
  • Adoçante a gosto;
  • 2 limões;
  • Cubos de gelo a gosto.

Modo de preparo: O preparo desse suco é muito simples, bastando bater todos os ingredientes no liquidificador, colocando depois gelo e adoçante se você quiser.

Esse suco, além de proporcionar todos os benefícios do abacaxi, também traz os benefícios do limão e ajuda a emagrecer, sendo uma boa opção durante as refeições e depois ou até mesmo durante os seus treinos, pois esse suco ajuda a queimar calorias mais rápido e de forma constante.

Abacaxi: Benefícios, Informações nutricionais, Receitas
Qual sua nota pra gente?